Entenda a importância da transformação digital para o seu negócio

O mercado está em constante evolução: independentemente da área de atuação, as novidades aparecem diariamente, e para manter sua competitividade é necessário estar por dentro das mudanças e se adaptar sempre que necessário.

A transformação digital é uma das mudanças mais significativas dos últimos tempos, e que atinge diretamente as empresas e suas relações com os consumidores. A tecnologia e todos os avanços que ela permite precisam ser considerados de acordo com as necessidades do seu mercado de atuação e, claro, considerando sempre as novas demandas dos seus consumidores.

Dito isso, é hora de esclarecermos alguns conceitos: você sabe o que é transformação digital, quais são seus benefícios e como ela transformou as relações comerciais nos últimos anos? Continue a leitura e descubra!

O que é transformação digital?

A transformação digital é a adesão da tecnologia no centro das estratégias da empresa, considerando sempre o potencial de melhorar o desempenho da equipe, aumento das vendas e fidelização dos consumidores, por exemplo.

Com a transformação digital também é possível melhorar o alcance da marca, que agora terá ferramentas diferenciadas para trabalhar sua presença, principalmente no mundo digital.

Houve um tempo em que a tecnologia era algo que vários empresários não davam muita relevância, ou só a utilizavam em algumas áreas da empresa. Hoje, sem dúvidas, é necessário aplicar a tecnologia em todos os setores, garantindo que a otimização impacte diretamente toda a organização.

Como a transformação digital mudou os hábitos de consumo?

A tecnologia, sem dúvidas, transformou os hábitos de consumo e a forma como as empresas se relacionam com esses consumidores.

Um grande exemplo da mudança dos hábitos de consumo é a necessidade de fazer pesquisas na internet antes de comprar um determinado produto ou serviço; compras online; personalização de produtos e serviços e outros detalhes que interferem na experiência e nas necessidades dos consumidores.

A concorrência aumentou, e isso é inegável: diariamente surgem novas empresas com soluções iguais ou semelhantes, e se destacar dentre tantas alternativas se tornou uma missão para os empreendedores — e é aqui que a transformação digital também pode atuar de forma eficiente, reforçando seus diferenciais competitivos.

A Magazine Luiza, por exemplo, virou um verdadeiro case de sucesso de transformação digital. A empresa é hoje uma grande referência para o mercado.

Seu trabalho visou a análise de comportamento do consumidor e a melhora da sua experiência de compra. Como resultado, desenvolveu um aplicativo de sucesso, e hoje pelo menos 30% das suas compras e interações vêm de smartphones.

Ainda sobre a Magazine Luiza, os números permanecem incríveis. Em 2017, a empresa conquistou seu maior lucro líquido, sendo esse quase 600% maior que o mesmo período do ano anterior, 2016.

Qual a importância e os benefícios da transformação digital?

A transformação digital, além de extremamente necessária, traz benefícios incríveis para as empresas. Independentemente do porte, é fundamental ter a tecnologia como aliada para otimizar processos, melhorar a relação com os consumidores e, claro, auxiliar no crescimento dos lucros da empresa.

Redução de custos operacionais

O primeiro grande benefício da transformação digital é a redução de custos operacionais. A tecnologia muitas vezes ajudará a reduzir alguns custos do dia a dia, além de tornar o processo muito mais prático e automatizado, permitindo que a empresa consiga reduzir os gastos.

Aumento da segurança

A tecnologia proveniente da transformação digital também é uma grande aliada da segurança da empresa, principalmente nos meios digitais. É por meio de ferramentas adequadas que você consegue manter o seu site e loja virtual seguros e livres de fraudes, garantindo a segurança do consumidor e a credibilidade da sua empresa.

Otimização de processos

A otimização de processos é um dos benefícios mais marcantes da transformação digital. Quando usamos a tecnologia a nosso favor, podemos encontrar os gargalos durante todo o processo de venda e de estoque, por exemplo, e conseguimos utilizar ferramentas diversas para tornar tudo mais simples e prático, melhorando não só a gestão da empresa de modo geral, como a experiência do consumidor.

Facilidade na comunicação com os clientes

Um dos principais marcos da transformação digital é a comunicação com os clientes. Nos modelos tradicionais de comunicação, o diálogo era unilateral: a empresa se comunicava com o consumidor, que recebia a informação e raramente conseguia retornar o contato de forma eficiente.

Hoje, graças às redes sociais e canais digitais, é possível que o consumidor não só se comunique diretamente com a empresa, como seja o produtor principal de conteúdo a respeito da sua organização.

Por isso, além de estar nas redes sociais e ter um canal de contato muito transparente e eficiente com seus clientes, é fundamental que você faça tudo isso com qualidade e excelência, pois são fatores primordiais que afetarão diretamente os resultados da sua empresa.

Para descobrir quais são os canais de comunicação mais adequados, você precisa considerar quem são as suas personas, quais são as plataformas que elas usam, onde costumam buscar informações e quais são suas preferências. A partir dessas informações, você saberá exatamente em quais redes sociais precisa estar e que tipo de conteúdo pode ser mais interessante para o seu público.

Aumento das vendas

Com a melhora dos processos e do relacionamento com os consumidores, é possível enxergar um impulsionamento considerável das vendas.

Além disso, a transformação digital também permite que você venda de diferentes maneiras, aumentando a rentabilidade da sua empresa.

Além da loja física e da loja online, por exemplo, a sua empresa pode investir em outros tipos de plataformas, como marketplaces, entregas por meio de aplicativos e até na produção de materiais didáticos para educar o mercado.

Notamos um aumento considerável de empresas que oferecem cursos especializados para seus consumidores se aperfeiçoarem e conseguirem alcançar mais performance. Esses cursos são uma outra fonte de renda para a empresa e podem aumentar consideravelmente os lucros.

Como isso acontece? Imagine uma empresa da área de tecnologia que tem uma plataforma de gestão para RH, com controle de horas trabalhadas, por exemplo. Cursos interessantes a serem oferecidos seriam sobre recrutamento, tecnologia no RH, marketing interno e outros detalhes que impactam diretamente a rotina da persona.

Uma pesquisa encomendada pela Avaya, em conjunto com a IDC (International Data Corporation), mostrou que 36% das empresas que se preocupam com a experiência dos clientes e fazem as transformações necessárias para se adequar à essas necessidades tendem a crescer em média 50%.

A transformação digital permite que as empresas consigam melhorar seus processos internos, reduzir os custos, aumentar a fidelização de clientes, adquirir novos consumidores e, por que não, desbravar novas fontes de renda?

Para uma aplicação de sucesso é fundamental que você conheça seu público e seu mercado, saiba analisar as necessidades dessas pessoas e, a partir daí, descubra como a tecnologia pode ser sua aliada para se diferenciar da concorrência e entregar um serviço diferenciado.

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